A candidíase genital é um tipo de infecção originalizada por meio do crescimento excessivo de um fungo chamado de Candida Albicans na região genital.
Ele é comum na região genital e quando o sistema imune está baixo, o fungo se prolifera no organismo e pode causar algumas doenças autoimunes.
Além disso, o uso prolongado de medicamentos como antifúngicos e antibióticos que podem alterar o microbiota genital, causando então a infecção na região genital.
A candidíase genital é um tipo de infecção mais frequente nas mulheres, mas ela também pode se desenvolver nos homens, o seu tratamento pode ser feito com uso de medicamentos e pomadas.
Sintomas da Candidíase genital
Saber os sintomas dessa infecção genital é muito importante para que você possa procurar ajuda médica assim que percebê-los. Os sinais são:
· Coceira intensa na região genital,
· Vermelhidão e inchaço na região genital,
· Placas esbranquiçadas na vagina ou no pênis,
· Dor ou queimação ao urinar,
· Desconforto ou dor durante o contato íntimo.
O fungo responsável por causar a infecção na região genital vive no organismo, mas o sistema imune consegue controlar a proliferação exagerada.
Entretanto, quando o organismo sofre alguma alteração hormonal ou está fraco, o fungo pode se reproduzir de forma exagerada causando a candidíase.
Quais são as causas da Candidíase genital?
Como explicado o fungo causado da infecção vive naturalmente na região genital, podendo ser proliferar devido algumas situações, que resultam na infecção e no aparecimento dos sintomas.
Sendo assim, algumas ações que podem contribuir para o desenvolvendo da candidíase são:
· Durante o período menstrual,
· Gravidez,
· Uso frequente de medicamentos como corticoides, anticoncepcionais, antibióticos,
· Doenças que deixam o sistema imune mais fraco,
· Uso de roupas apertadas ou molhadas.
Quando o sistema imune está fraco a pessoa pode desenvolver a infecção e não perceber.
Como ela é confirmada?
A infecção é confirmada por meio de uma avaliação médica e também por meio de exames que são necessários para identificar o tipo de microrganismo que está causando os sintomas, além de descartar outras causas.
O médico Ginecologista é o recomendado para avaliar as mulheres, no caso dos homens, o médico é o urologista.
Como é feito o tratamento?
O tratamento da infecção é o mesmo para as mulheres e para os homens, uma vez que ele pode ser feito por meio do uso de pomadas antifúngicas como, por exemplo, a Candicorte ou Fluconazol, que deve ser aplicada de 2 a 3 vezes por dia durante 14 dias ou de acordo com a recomendação médica.
Além disso, outras ações são recomendadas para que o tratamento seja eficaz:
· O uso de roupa íntima de algodão,
· Higienizar a região íntima apenas com água e sabonete neutro,
· Sempre que possível dormir sem roupa íntima,
· Evitar usar absorventes internos.
Essas recomendações são importantes para acelerar o tratamento, mas se você percebeu que a infecção ainda continua a recomendação e voltar ao médico.
Em uma nova avaliação ele pode sugerir o tratamento com medicamentos antifúngicos, que tratam a infecção desde o interior do corpo.
Candidíase genital é contagiosa?
Ela não é considerada uma infecção que se transmite por meio de uma relação sexual. Além disso, ela também não é uma doença que “se pega” com outra pessoa.
Entretanto, é importante ressaltar que se o parceiro que estiver como sistema imunológico baixo ou tiver outro tipo de infecção pode haver o contágio.
Sendo assim, o homem e a mulher podem sofrer com a chamada candidíase sintomática de forma simultânea.
Conclusão
Agora que você sabe o que é essa infecção, como ela pode ser desenvolver e quais são os sintomas.
A recomendação é ficar sempre atento aos sinais que podem indicar o surgimento da candidíase, ao percebê-los consulte imediatamente um médico.
Dra. Juliana Amato